top of page

livros | books

Série Conexões​​ Deleuze e...

 

Deleuze e arte e ciência e acontecimento e...

Arte e ciência e acontecimento e... provoca, desacomoda, desorganiza a ordem e a fixidez do pensamento, desconstrói verdades instituídas, começando pelo fato de ter sido realizado como evento. Carrega essa potência da produção de uma “ciência menor” que se agencia com “e política e resistência e...”, ao se realizar no seio da universidade, que deixou de olhar para muitas produções, seja na arte ou na “ciência”, como legítimas. Arte e ciência e acontecimento e... se rebela contra esse estável estado de coisas, promovendo um pensamento insubmisso, o ilegítimo da arte e da ciência para um devir.

 

Deleuze e vida e fabulação e...

Manoel de Barros nos ensina em sua sabedoria poética: repetir repetir – até ficar diferente. A repetição é um dom do estilo (O Livro das Ignorãnças, 1993). No II Seminário Conexões: Deleuze e vida e fabulação e... ideias e pessoas se repetiram, ideias e pessoas proliferaram, feito rizoma. Desta vez as fabulações trouxeram a literatura, o cinema e outras artes, fazendo pulsar a vida. As brincadeiras de roda do pensamento se materializaram em textos que, presos neste livro, convidam agora os leitores para libertá-los para novas brincadeiras de roda, fazendo repetir o pensamento, para tornar tudo diferente.

 

multiTÃO: experimentações, limites, disjunções, artes e ciências...

 

Em meio a tantas páginas, textos, palavras, letras, imagens e pixels que exploram as junções entre arte e ciência propomos, neste livro, interrogar as potências do “e” que aparecem como aliadas na ampliação de educações e comunicações científicas, nas várias iniciativas espalhadas, nacional e internacionalmente, e nas possibilidades efetivas de participação pública no trabalho de muitos artistas cujas obras se inventam na conexão e proliferação com as ciências. Papéis vários que compartilham dessa postura e investem em pensamentos nessa direção.

 

DIAS, S. O., ANDRADE, E. C. P., AMORIM, A. C. R. (orgs.). multiTÃO: experimentações, limites, disjunções, artes e ciências... Feira de Santana: UEFS Editora, 2012.

bottom of page