top of page

dossiês | dossier

Revista Rua 17 Volume 1

 

"A maioria dos artigos que compõem esta edição resulta de invenções e inspirações que povoaram o evento O que pode um cotidiano que divaga ao fabular? Com-fabulação... Ex-pressão... (2010), pensado numa conexão e proliferação a partir do filme Narradores de Javé (2003, direção de Eliane Caffé). Assim, estendemos essa proposta do evento aos autores que aqui expressam (des)conexões de suas ideias e pensamentos junto a dois projetos de pesquisa que atravessaram o evento já descrito: “Escritas, imagens e ciências em ritmos de fabul-ação: o que pode a divulg-ação científica?” (MCT/CNPq - No. 478004/2009-5) e “Olhares cotidianos da certificação turismo carbono neutro: logos e grafias de uma transformação na APA Itacaré-Serra Grande/BA” (Fapesb – No. nº 015/2009).

 

A promoção do evento, acontecido entre os dias 02 e 04 de setembro de 2010 nas dependências da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), foi do Grupo de Pesquisa multiTÃO: prolifer-artes sub-vertendo ciências e educações (CNPq), sendo organizado pelo Departamento de Educação (Dedu) da Uefs e pelo Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo do Núcleo de Desenvolvimento da Criatividade (Labjor-Nudecri) e Faculdade de Educação (FE), ambos da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), contando com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb); Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq); Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT) e Programa de Pós Graduação Mestrado em Divulgação Científica e Cultural (MDCC-Labjor-IEL-Unicamp).(...)"

 

 

 

Revista Studium

A Revista Studium é uma revista online organizada pelo Instituto de Artes da Unicamp, IA, que tem por objetivo a exposição/discussão de temas relacionados às imagens, sobretudo, as fotográficas. Em outubro de 2011, o Labjor-Unicamp, pelo projeto Escritas, imagens e ciência em ritmos de fabul-ação: o que pode a divulg-ação científica, em conjunto à Faculdade de Eduação (FE- Unicamp),  Instituto de Artes (IA), CNPq  e Ministério da Ciência e Tecnologia, publicaram  uma edição especial da revista, tendo por tema Divagações , conceito esse que perpassa todas as produções do projeto, principalmente ao que diz respeito ao jogo “bios-tecnos-dados”, e suas possibilidades. Objeto fundamental no qual os artistas/autores se inspiraram para a construção das imagens/artigos.

 

Revista Alegrar


"(...)Nesta edição da Alegrar temos o prazer de apresentar o dossiê “Políticas e poéticas das imagens, palavras e sons” com produções que, em sua maioria, resultaram de trabalhos apresentados no II multiTÃO: imagens, palavras, sons, ventos, realizado nos dias 25 e 26 de novembro de 2011 no Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismos (Labjor) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).Nesta segunda edição do multiTÃO, propusemos convocar forças inumanas e potências dispersivas do vento e convidamos artistas e pesquisadores que têm se dedicado a pensar imagens, palavras e sons como intensos personagens da divulgação cultural e científica, investindo em devaneios políticos e poéticos pelos redemoinhos da experimentação.

 

Chamamos o vento: Vem, vento, vem-tão multi...(...)"

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

bottom of page