top of page
  • clichê, ficçã e riso​​
 

I'm a paragraph. Click here to add your own text and edit me. It’s easy. Just click “Edit Text” or double click me and you can start adding your own content and make changes to the font. Feel free to drag and drop me anywhere you like on your page. I’m a great place for you to tell a story and let your users know a little more about you.

livros-objeto | object-books

clichê, ficção e riso: uma escrita-pesquisa por entre jornalismo e literatura

 

Desde dentro do conceito de clichê, do filósofo Gilles Deleuze, esta escrita-pesquisa busca experimentar o riso e o jornalismo literário. Na aposta de que a literatura teria a potência de desterritorializar o jornalismo (literário), a autora discute como alguns artefatos do jornalismo têm investido numa escrita que se efetua entre a ficção e o riso, tirando o jornalismo (literário) de seus eixos, colocando-o em uma terceira margem, onde ele começa a fabular a si e ao mundo.

Aline G. T. Da Câmara. Programa de pós-graduação em Divulgação Científica e Cultural do IEL-Labjor- Unicamp). Campinas, 2012. Orientação: Susana Oliveira Dias. Financiamento: CAPES.

objetos e afetos

Objetos e afetos propõe a criação de um livro-objeto composto por três cadernos que esboçam, entre escritas e materialiades, a possibilidade de uma pesquisa-desenho. Papel, linha e palavra são os materiais com os quais essa pesquisa transborda as margens dos dizeres que envolvem a problemática da crítica das artes visuais. Um livro-objeto que toma o desenho como procedimento de pesquisa, em que a palavra torna-se matéria de experimentação, e escrita/leitura mantêm-se como gestos que rascunham passagens pelas quais seja possível perceber/potencializar uma misteriosa imensidão que atravessa a materialidade dos objetos – afetos, brancos, vazios, silêncios, (in)dizíveis...

Fernanda Cristina Martins Pestana.  Programa de pós-graduação em Divulgação Científica e Cultural do IEL-Labjor – Unicamp. Campinas, 2014. Orientação: Susana Oliveira Dias. Financiamento: CAPES.

histórias do mar: divagação científica, biotecnologias e RPG

Dissertação de mestrado, apresentada ao programa de pós-graduação em Divulgação Científica e Cultural da Universidade Estadual de Campinas. Aqui nos lançamos por entre o RPG (Role Playing Game), a divulgação científica e as biotecnologias – e nos perdemos. Das narrativas escorrem um RPG com vontade de divagar, dispersar – divagação científica o outra vereda que se bifurca da divulgação.Um RPG que não quer representar o real, mas inventar infinitas possibilidades de mundo. Uma pesquisa que não quer olhar a fabulação de frente (quais não seriam os perigos de fazê-lo?), mas, simplesmente, fabular.  

 

Autor: Renato Salgado de Melo Oliveira.  Programa de pós-graduação em Divulgação Científica e Cultural (IEL-Labjor, da Universidade Estadual de Campinas – Unicamp), Campinas, 2012. Orientação: Susana Oliveira Dias. Financiamento: CAPES e FAPESP.

bottom of page